Artivismo: literacia colaborativa na cultura visual digital
Resumo
Este texto deriva do projeto de pesquisa-criação submetido ao Doutoramento em Média-Arte Digital. A pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma proposta de formação artivista que aborda a criação de artefactos visuais híbridos ligados à promoção da literacia e da média tática. Para isso, a cultura visual digital é conceitualmente baseada na cultura maker, sobre a qual se desenvolveu uma abordagem de pesquisa-ação pós-qualitativa com estudantes das disciplinas: “inovação com tecnologias digitais” e “cultura escolar”, utilizando um questionário para avaliar a proposta de formação, grupos de discussão baseados numa matriz de codificação aberta e no uso de ferramentas de análise qualitativa de código aberto. Os resultados mostram a expansão do ato educomunicativo para a constituição de cibercidadãos, enquanto se comprova a apropriação da alfabetização para combater a exclusão digital. Como resultado do trabalho realizado, uma obra de videoarte é cocriada e apresentada na exposição coletiva Rizoma que aborda a criação em média-arte digital, na câmara municipal de Loulé, Portugal.
Direitos de Autor (c) 2023 Revista de Comunicação e Linguagens
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.