Desafios Educacionais Contemporâneos: da Estética do Vazio à Estética da Inteligência

  • Paulo Quadros Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes (ECA)

Résumé

Este artigo compreende uma densa reflexão sobre alguns dos desafios educacionais contemporâneos, considerando a mediação estética como um pressuposto fundamental no entendimento de elementos conceituais que permeiam o mundo contemporâneo. Neste aspecto, ele procura demonstrar como a busca de novos filtros interpretativos se mostra necessária à compreensão de realidades cada vez mais densas, instigantes e complexas. Pois, a partir de um caminho hermenêutico mais audacioso e autônomo, talvez seja possível se chegar a um conhecimento mais didático da realidade contemporânea.   semiótica; hermenêutica; mediação estética; emergência; valores educacionais

Biographie de l'auteur

Paulo Quadros, Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes (ECA)

Paulo Quadros pertence ao Instituto de Matemática e Arte de São Paulo (IMA-SP). Grupo de Pesquisa «Estudos Interculturais na EaD: Narrativas de Vida dos Diferentes Brasis», Universidade Paulista (UNIP). Grupo de Pesquisa Cibernética Pedagógica, Laboratório de Linguagens Digitais (LLD-ECA/USP). Pós-doutorando em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisador em estética e filosofia digital, comunicação e educação, educação à distância.


 

Publiée
2017-06-19
Rubrique
Artigos