Desafios Educacionais Contemporâneos: da Estética do Vazio à Estética da Inteligência

  • Paulo Quadros Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes (ECA)

Resumo

Este artigo compreende uma densa reflexão sobre alguns dos desafios educacionais contemporâneos, considerando a mediação estética como um pressuposto fundamental no entendimento de elementos conceituais que permeiam o mundo contemporâneo. Neste aspecto, ele procura demonstrar como a busca de novos filtros interpretativos se mostra necessária à compreensão de realidades cada vez mais densas, instigantes e complexas. Pois, a partir de um caminho hermenêutico mais audacioso e autônomo, talvez seja possível se chegar a um conhecimento mais didático da realidade contemporânea.   semiótica; hermenêutica; mediação estética; emergência; valores educacionais

Biografia Autor

Paulo Quadros, Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes (ECA)

Paulo Quadros pertence ao Instituto de Matemática e Arte de São Paulo (IMA-SP). Grupo de Pesquisa «Estudos Interculturais na EaD: Narrativas de Vida dos Diferentes Brasis», Universidade Paulista (UNIP). Grupo de Pesquisa Cibernética Pedagógica, Laboratório de Linguagens Digitais (LLD-ECA/USP). Pós-doutorando em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisador em estética e filosofia digital, comunicação e educação, educação à distância.


 

Publicado
2017-06-19
Como Citar
Quadros, P. (2017). Desafios Educacionais Contemporâneos: da Estética do Vazio à Estética da Inteligência. Revista De Comunicação E Linguagens, (47). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/88
Secção
Artigos