Testemunhando a excomunhão ecológica: reflexões sobre o petróleo na obra de Salgado e Herzog a partir de Cyclonopedia
Resumo
De que forma as forças inumanas da ecologia se relacionam com as subjetividades humanas no pensamento materialista contemporâneo? Este artigo é uma tentativa de abordar esta questão através de um exemplo específico de uma destas forças: o petróleo no filme-documentário Lessons of Darkness, de Werner Herzog, e na série fotográfica Kuwait: A Desert on Fire, de Sebastião Salgado, fazendo-o a partir da teoria-ficção de Reza Negarestani, Cyclonopedia, que oferece várias avenidas conceptuais para repensar intersecções mais-que-humanas. Defendendo a possibilidade de considerar estas obras visuais como mediações paradoxais de um princípio de excomunhão ecológica, este artigo interroga ainda as potencialidades políticas de uma ecologia assente na incomensurabilidade, no anonimato, e na cumplicidade entre forças humanas e inumanas, numa tentativa de aproximar debates recentes nos domínios da ecologia materialista e da filosofia política revolucionária.
Direitos de Autor (c) 2023 Revista de Comunicação e Linguagens
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.