“Toda a arte do mundo vem do prêto”: Wilson Tibério, artista negro e ativista internacionalista na era da descolonização da África

  • Ana Lucia Araujo Howard University, WS

Resumo

Tendo como ponto de partida a duradoura invisibilidade imposta nos artistas negros brasileiros do século XX, este artigo explora a trajetória artística e a vida de Wilson Ti-bério. Artista negro brasileiro, Tibério foi atuante no Bra-sil, na França e na África Ocidental durante o século XX. Baseando-se em estudos em português, inglês e francês, artigos de jornais, fotografias e na própria produção ar-tística de Tibério, este artigo mostra como a vida e a obra de Tibério entrelaçaram arte e ativismo político durante o fim do domínio colonial europeu na África e a ascensão da Guerra Fria. Procedendo assim, o artigo procura con-tribuir à pequena, mas crescente, literatura sobre artistas e intelectuais negros brasileiros do século XX, mostrando as dimensões internacionais de suas atividades. O artigo também procura destacar a contribuição de artistas ne-gros do Rio Grande do Sul, estado que apesar de sua po-sição marginal no contexto nacional brasileiro também possui uma longa história de produção artística e ativismo negro.

Publicado
2022-12-30
Como Citar
Araujo, A. L. (2022). “Toda a arte do mundo vem do prêto”: Wilson Tibério, artista negro e ativista internacionalista na era da descolonização da África. Revista De Comunicação E Linguagens, (57), 171- 187. Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/273