Beyond Maximalism
Resolving the Novelistic Incompatibilities of Realism, Paranoia, Omniscience, and Encyclopedism through Electronic Literature
Resumo
Em O Romance Maximalista, Stefano Ercolino define um tipo de romance que apresenta uma tensão multiforme e hipertrófica. Embora a definição de Ercolino identifique e classifique com precisão uma forma significativa de romance, neste artigo argumentamos que na forma impressa estes elementos são incompatíveis entre si, o que resultou em críticas aos romances maximalistas, tendo levado vários romancistas maximalistas a abandonar esta forma. Enquanto Ercolino argumenta que essas incompati-bilidades representam uma ‘dialética interna’ do género, argumentamos que isso é muito conflitante para ser estável como forma romanesca. Essas incompatibilidades incluem múltiplos realismos (híbridos), a incompatibilidade da imaginação paranóica com o compromisso ético, além das incompatibilidades da omnisciência narrativa e de um modo enciclopédico com um realismo persuasivo. Ao examinar obras ficcionais contemporâneas escritas por romancistas anteriormente maximalistas, reavaliamos os dez elementos de Ercolino a fim de identificar as razões pelas quais certos autores ultrapassaram os limites da sua definição. Ao fazê-lo, comparamos e contrastamos o “romance maximalista” de Ercolino com o “realismo histérico” de James Woods e o “romance da multiplicida-de da informação” de John Johnston. Usando o corpus de Jonathan Franzen e Zadie Smith como exemplos, este artigo especula sobre a forma futura do romance à medida que avança para o século XXI. A partir dessa interrogação literária, aplicamos essas conclusões à prática criativa digital envolvida no desenvolvimento do romance digital The Perfect Democracy (financiado pelo Australia Council for the Arts, 2021). Este trabalho de investigação pela prática toma como assunto toda a população da Austrália contemporânea. Os atos digitais de scrolling, hiperligação e os formatos de escrita digital codificados e personalizados permitem que o maximalismo do texto impresso seja navegado levemente. A literatura eletrónica, portanto, permite que as ambições do romance maximalista estendam o romance tentacular em novas direções.