Female gaze and subjectivity in The murmuring coast
Resumo
A Costa dos Murmúrios, um filme português realizado por Margarida Cardoso, tem lugar em Moçambique, durante a guerra colonial. Adaptado do romance homónimo de Lídia Jorge, o filme retrata a vida de Evita, que chega à cidade da Beira para se casar com o seu noivo, Luís Alex, um soldado do exército português. No entanto, ela encontra um homem diferente, mudado não só pela guerra, mas também pelas opiniões misóginas do seu capitão. Irei analisar a (im)possibilidade de negociação e reconhecimento da subjetividade feminina num universo governado por homens. Evita afasta-se dessa sociedade, desenvolvendo um olhar distanciado e crítico da guerra, da política, e da sociedade que a cerca. O seu olhar é um dos principais motores do filme, com o qual a câmara se identifica, oferecendo ao espetador um ponto de vista feminino. Realizado por uma mulher, o filme mostra-nos, através do olhar de Evita, uma perspetiva feminina do desejo, da subjetividade, da história e da violência (não só contra as mulheres, mas também contra outra raça, outro país e outra mundivisão).
Palavras-chave
olhar feminino; A Costa dos Murmúrios; Margarida Cardoso; guerra e mulheres
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