Da Kodak e Polaroid ao Google e ao Facebook: Fotografias de família e fotografias do eu
Résumé
Ao longo do século XX a Kodak foi uma força económica impulsionadora das práticas da fotografia amadora, influenciando ativamente a fotografia de família e pessoal sob o conceito de 'momento Kodak’. No período do pós-guerra, a sua concorrente Polaroid emergiu com a ideia de fotografia instantânea, elemento central em festas, sexo e arte. Mas no início dos anos 2000, ambas as companhias enfrentaram a bancarrota, justamente no momento em que as redes sociais digitais como o Facebook e o Google procuravam moldar as práticas da fotografia pessoal e de família. Neste artigo, a autora compara as forças impulsionadoras destas redes sociais com as da fotografia de família e de snapshot, sublinhando a viragem de uma função de memória para uma de partilha. Kodak; Facebook; rede social; memória; auto-documentação
Publiée
2017-06-19
Comment citer
Sturken, M. (2017). Da Kodak e Polaroid ao Google e ao Facebook: Fotografias de família e fotografias do eu. Revista De Comunicação E Linguagens, (47). Consulté à l’adresse https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/78
Rubrique
Artigos
Copyright (c) 2017 Revista de Comunicação e Linguagens
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.