O Fantasma da Teoria: o que significa “ver-através” de fotografias?

Resumen

Pretendo examinar o problema da “transparência” foto- gráfica, no quadro dos costumes das teorias da fotografia em estatuir para suas imagens o aspecto da “indexicali- dade”: definida esta última como modalidade de signifi- cações enraizada no suposto de uma pura “causalidade do mundo natural”, caracterizo essas idéias como uma fantasmagoria conceitual persistente na história dessas teorias. Com este propósito, tento ilustrar estratégias para exorcizar esses espectros teóricos, através da corre- lação entre a significação fotográfica e certas instâncias de mediação conceitual da experiência perceptiva — com especial foco sobre a noção de imaginação ficcional, nas modalidades de ver que caracterizam a experiência da imagem (e a fotográfica, em especial), em autores como Kendall Walton.

Fotografia | transparência | indexicalidade | ver-através | Kendall Walton

Biografía del autor/a

Benjamim Picado, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Estudos Culturais e Mídia

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professor Associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na mesma instituição, liderando o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia e das Narrativas Visuais e Gráficas (GRAFO/NAVI), além de uma Rede Integrada de Pesquisa em Teoria da Fotografia (RedeGrafo). É autor de O Olho Suspenso do Novecento: plasticidade e discursividade visual do fotojornalismo moderno (Rio de Janeiro: Azougue, 2014).

Publicado
2021-03-08
Cómo citar
Picado, B. (2021). O Fantasma da Teoria: o que significa “ver-através” de fotografias?. Revista De Comunicação E Linguagens, (53). Recuperado a partir de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/15