Homo Streamius Lusitanus: uma breve análise sobre o recente comportamento do espectador Português em serviços de Streaming e Video-on-Demand

  • António S. Sanganha Universidade da Beira Interior

Resumo

Atualmente, todos os ecrãs exibem filmes e muitos temos acesso ao consumo de cinema através de variadas pla- taformas, incluindo a que, em tempos, terá sido a única para o seu consumo: a sala de cinema. Com o rápido cres- cimento de plataformas de conteúdos de entretenimento no formato de streaming1 e Video-on-Demand (VoD)2 em Portugal, que facilitam o acesso a filmes e séries, e com a gradual adesão dos portugueses às mesmas, o presen- te artigo procura abordar a porção de pessoas que opta por uma exibição de conteúdos audiovisuais no conforto do seu lar através de serviços pagos. Desta forma, com o objetivo definido de conhecer o método de consumo de programação audiovisual no nosso país e as suas ac- tuais alterações, foi feita uma análise — através de con- sultas em plataformas de acesso público, entrevistas e acesso a dados por parte de entidades ligadas a estudos estatísticos — ao número de subscritores nas plataformas de streaming e VoD e a sua evolução, comparativamente com o número total de espectadores de cinema durante os últimos anos. Os resultados revelaram que de 2019 até finais de 2020, a população portuguesa aderiu em larga escala — independentemente da sua idade ou localização — a plataformas que fornecem conteúdos audiovisuais através de streaming e/ou VoD.

Streaming | video-on-demand | cinema | pandemia | Portugal

Publicado
2021-12-15
Como Citar
Sanganha, A. S. (2021). Homo Streamius Lusitanus: uma breve análise sobre o recente comportamento do espectador Português em serviços de Streaming e Video-on-Demand. Revista De Comunicação E Linguagens, (55). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/163
Secção
Artigos