Da Kodak e Polaroid ao Google e ao Facebook: Fotografias de família e fotografias do eu
Resumo
Ao longo do século XX a Kodak foi uma força económica impulsionadora das práticas da fotografia amadora, influenciando ativamente a fotografia de família e pessoal sob o conceito de 'momento Kodak’. No período do pós-guerra, a sua concorrente Polaroid emergiu com a ideia de fotografia instantânea, elemento central em festas, sexo e arte. Mas no início dos anos 2000, ambas as companhias enfrentaram a bancarrota, justamente no momento em que as redes sociais digitais como o Facebook e o Google procuravam moldar as práticas da fotografia pessoal e de família. Neste artigo, a autora compara as forças impulsionadoras destas redes sociais com as da fotografia de família e de snapshot, sublinhando a viragem de uma função de memória para uma de partilha. Kodak; Facebook; rede social; memória; auto-documentação
Publicado
2017-06-19
Como Citar
Sturken, M. (2017). Da Kodak e Polaroid ao Google e ao Facebook: Fotografias de família e fotografias do eu. Revista De Comunicação E Linguagens, (47). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/78
Edição
Secção
Artigos
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