AS CIDADES INTELIGENTES E AS NARRATIVAS DE FUTURO

  • Herlander Elias Universidade da Beira Interior, Covilhã [PT]

Resumo

De algum tempo a esta parte, temos vindo a passar da polis para a technopolis. A evolução dos digital media tem tornado as cidades numa máquina 2.0. Os cidadãos agora confiam nas imagens do futuro e nas propostas de sustentabilidade, energias renováveis e melhor mobilidade urbana. Enquanto o automóvel é reconfigurado neste novo conceito de cidade, já o telemóvel, o smartphone, torna-se o controlo remoto para se aceder à cidade dos bits (de informação digital). Na cidade inteligente, o nosso rasto digital é compreendido pela moldura técnica da cidade. Hoje em dia, consumimos também narrativas de futuridade, queremos acreditar que podemos ativamente intervir em cidades inteligentes e que, uma vez tendo o computador saído da caixa, o futuro promete acesso a uma sociedade de informação em que a cidade é o novo palco futurista de acesso a dados, capital, tendências e promissoras indústrias culturais. Mais do que um acervo do passado, as novas cidades inteligentes preparam-se para receber novos cidadãos mais ativos e criativos. Resta saber, respeitando cada cidade a sua narrativa de futuridade, se a realidade se consolidará numa utopia, numa distopia ou numa protopia (que é o mais provável), devido à expansão dos meios digitais.

 

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Biografia Autor

Herlander Elias, Universidade da Beira Interior, Covilhã [PT]

Elias é um profissional das Ciências da Comunicação. Desde logo enquanto estudante de Licenciatura que se preocupa com questões de investigação. Elias licencia-se em Ciências da Comunicação e da Cultura na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, e rapidamente termina o seu primeiro livro sobre "Ciberpunk". Desde 1999 o autor envereda por trabalhar como Jornalista em revistas de tecnologias de informação e entretenimento sobre Internet e vocacionadas para o multimédia.

A cultura digital representa o início da sua investigação nos anos 90 e, até ao presente, permanece como núcleo temático num trabalho em estado progressivo. A sua Dissertação de Mestrado intitula-se “First Person Shooter: O Ciberespaço Subjectivo”; já a sua Tese de Doutoramento é em 2010 apresentada como “A Galáxia de Anime - A Animação Japonesa como New Media”. Três dos seus últimos livros são o ensaio "Post-Web: The Continuous Geography of Digital Media" (2013), o romance noir thriller "O Homem Completo" (2012), e, o recentemente publicado, “Cloudpunk: A Quinta Vaga do Digital“.

Elias is a professional of Communication Sciences. Early as a graduate student he is concerned with research issues. He graduates in Communication Sciences at the University Lusófona of Humanities And Technologies, in Lisbon, and in a fast pace he finishes the first book on "Cyberpunk". Since 1999 the author endeavours in working as a Journalist on Internet-focused and multimedia-driven, IT news and entertainment magazines.

Digital culture represents his research starting point in the 90s, and until present day it remains a core of issues in progressive work status. His Master Dissertation is entitled “First Person Shooter: The Subjective Cyberspace” while the Doctoral Graduation Thesis is introduced in 2010 as “The Anime Galaxy - Japanese Animation As New Media”. Three of the latest works are the essay "Post-Web: The Continuous Geography of Digital Media" (2013, the noir thriller novel "The Complete Man" (2012), and the recently published “Cloudpunk: The Digital Fifth Wave“.

Publicado
2018-04-17
Como Citar
Elias, H. (2018). AS CIDADES INTELIGENTES E AS NARRATIVAS DE FUTURO. Revista De Comunicação E Linguagens, (48). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/70
Secção
Artigos