https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/issue/feedRevista de Comunicação e Linguagens2023-09-07T16:59:23+01:00Teresa Mendes Floresteresaflores@fcsh.unl.ptOpen Journal Systems<p>RCL - <em>Revista de</em><em> </em><em>Comunicação</em><em> </em><em>e Linguagens </em>is a biannual publication of the Communication Institute of NOVA - ICNOVA in the area of Communication Sciences. Its main objectives are: to contribute to the enrichment of interdisciplinary scientific research in the field of communication and culture; promote the meeting of national and international research within the best standards of scientific quality; provide diversified and up-to-date information and guidelines to those connected with the teaching and research of communication sciences.</p>https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/300Narrativas Digitais — Teorias, Crítica(s), Resultados: Introdução2023-09-07T16:59:23+01:00Rui Torresrtorres@ufp.edu.ptJill Walker Rettbergjill.walker.rettberg@uib.noScott Rettbergscott.rettberg@uib.noJoseph Tabbijoseph.tabbi@uib.no<p>Este número da RCL aborda o modo como a compreensão de tecnologias, plataformas e algoritmos nos pode ajudar a entender as narrativas digitais emergentes na nossa sociedade em rede e globalizada. As narrativas digitais incluem histórias em jogos de computador, literatura eletrónica, realidade virtual e aumentada, chatbots, web e aplicações móveis, assim como histórias que circulam nas redes sociais ou são geradas por Inteligência Artificial.</p> <p>O nosso objetivo foi motivar a análise sobre o modo como as narrativas digitais remedeiam os nossos contextos culturais, confirmando ou opondo-se às possibilidades específicas das plataformas, e como essas trocas criam oportunidades para a literacia mediática, educação e justiça social. Para isso, convidámos investigadores a submeter artigos que abordassem a interação entre a narrativa humana e os métodos computacionais, fornecendo uma estrutura triangular que incluía abordagens baseadas em Teorias, Crítica(s) e Resultados.</p> <p>Os impactos da narratividade algorítmica em formas narrativas renovadas e em desenvolvimento requer estudos contextualizados e situados sobre como elas são produzidas, de que modo circulam e como são recebidas, bem como autoavaliação e crítica para explicar como as interações de autores humanos com agentes não humanos são programadas, estruturadas e comunicadas.</p>2023-09-01T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/257Unfolding Community in Electronic Literature2023-09-04T10:24:06+01:00Hannah Ackermanshannah.ackermans@uib.no<p>Embora a prática criativa compreenda uma grande variedade de narrativas emergentes em ambientes digitais, consideramos a ‘literatura electrrónica’ um campo académico e artístico. O seu sentido de comunidade é construído sobre uma narração transmédia do próprio campo. Neste artigo, exploro o desenvolvimento desse campo em relação ao sentido de comunidade para identificar uma coleção de tendências que surgiram na literatura eletrónica como um campo académico. As minhas descobertas giram em torno de três temas: 1) pertencimento e demarcação, 2) infraestrutura e recursos e 3) transnacionalidade e inclusão. Para tal, combino a teoria sobre comunidades com fontes que fazem referência à comunidade na literatura eletrónica, extraindo fontes em todos os média. Ao mesmo tempo, defendo a urgência de considerar a ‘comunidade’ como um elemento formativo na literatura electrónica, um conceito vital para a compreensão da narrativa digital na sociedade em rede globalizada em que emergem.</p>2023-09-01T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/252MOIRA2023-09-04T10:26:49+01:00Diogo Marquesmardiog@gmail.comAna Gagoalgago@gmail.com<p>MOIRA é um projeto de investigAÇÃO artística, de natureza ciberliterária, que procura reinterpretar e (re)criar versões algarvias das lendas de Mouras Encantadas. MOIRA visa usar a criação artística como plataforma para questionamento e mobilização de grupos e comunidades em torno do património cultural imaterial, recorrendo à criação artística como um agente dinâmico para novas interpretações e usos desse património, fora das instituições museológicas. Ao combinar a criatividade computacional com a revitalização do património cultural imaterial, o projeto MOIRA visa ainda refletir sobre problemáticas sociais prementes como questões de género e direitos das mulheres. Através do uso da literatura digital e do conceito de património digital, o projeto procura preservar, disseminar e gerar múltiplas formas de conhecimento <span style="font-weight: 400;">à escala </span><em><span style="font-weight: 400;">glocal</span></em><span style="font-weight: 400;">.</span></p>2023-09-01T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/255Uma Abordagem Enactiva da Construção de Significado nas Narrativas Digitais Interactivas2023-09-04T10:31:31+01:00Ana Catarina Monteirocatarina02d@gmail.comMiguel Carvalhaismcarvalhais@fba.up.pt<p style="font-weight: 400;">As narrativas são essenciais para a nossa percepção do mundo. Consideradas omnipresentes em todas as ac-tividades que envolvem a representação de eventos no tempo, elas desempenham um papel crucial na produção colaborativa de significado na sociedade. Quando o potencial e as possibilidades únicas da computação como meio de contar histórias se tornam cada vez mais visíveis, as narrativas tornam-se voláteis, instáveis, dinâmicas, e imprevisíveis, permitindo aos sistemas e leitores colaborar para contar histórias em conjunto. <br>As Narrativas Digitais Interactivas são fundamentais na criação de eventos situados, sendo representativas dum novo modo de contar histórias e que caracteriza a nossa relação com os outros e o mundo. Representadas por dinâmicas de interacção, tornam-se processuais e performativas, divergindo em novos modos narrativos, bem como diferentes experiências do leitor. Considerando que a experiência estética das narrativas digitais interactivas consiste principalmente em observar e reflectir os resultados da interacção entre agentes, procuramos compreender como a prática da acção influencia a construção de significado por parte dos leitores. <br>Neste artigo, reavaliamos as propriedades emergentes das Narrativas Digitais Interactivas enquadrando a forma como a estética do comportamento tem um papel significativo neste meio personificado e orientado para a acção. Através da lente da teoria interactiva da cognição, queremos compreender como é que as Narrativas Digitais Interactivas incorporam informação e estruturam os processos de recepção, funcionando como produções semióticas complexas de significados. Para isso, estabelecemos e descrevemos uma estratégia que especifica os comportamentos que um sistema deve ter para cumprir algumas camadas de abstracção que incluem a sua superfície externa e processos internos. Contribuímos para a discussão sobre como a acção e interacção promovem novos desempenhos dos leitores e subsequentemente afectam a sua subjectividade.</p>2023-09-01T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/251Beyond Maximalism2023-09-04T10:51:16+01:00David Thomas Henry Wrightdavidthwright@gmail.comChris Arnoldchris.arnold@uwa.edu.au<p style="font-weight: 400;">Em <em>O Romance Maximalista</em>, Stefano Ercolino define um tipo de romance que apresenta uma tensão multiforme e hipertrófica. Embora a definição de Ercolino identifique e classifique com precisão uma forma significativa de romance, neste artigo argumentamos que na forma impressa estes elementos são incompatíveis entre si, o que resultou em críticas aos romances maximalistas, tendo levado vários romancistas maximalistas a abandonar esta forma. Enquanto Ercolino argumenta que essas incompati-bilidades representam uma ‘dialética interna’ do género, argumentamos que isso é muito conflitante para ser estável como forma romanesca. Essas incompatibilidades incluem múltiplos realismos (híbridos), a incompatibilidade da imaginação paranóica com o compromisso ético, além das incompatibilidades da omnisciência narrativa e de um modo enciclopédico com um realismo persuasivo. Ao examinar obras ficcionais contemporâneas escritas por romancistas anteriormente maximalistas, reavaliamos os dez elementos de Ercolino a fim de identificar as razões pelas quais certos autores ultrapassaram os limites da sua definição. Ao fazê-lo, comparamos e contrastamos o “romance maximalista” de Ercolino com o “realismo histérico” de James Woods e o “romance da multiplicida-de da informação” de John Johnston. Usando o <em>corpus</em> de Jonathan Franzen e Zadie Smith como exemplos, este artigo especula sobre a forma futura do romance à medida que avança para o século XXI. A partir dessa interrogação literária, aplicamos essas conclusões à prática criativa digital envolvida no desenvolvimento do romance digital<em> The Perfect Democracy</em> (financiado pelo Australia Council for the Arts, 2021). Este trabalho de investigação pela prática toma como assunto toda a população da Austrália contemporânea. Os atos digitais de <em>scrolling,</em> hiperligação e os formatos de escrita digital codificados e personalizados permitem que o maximalismo do texto impresso seja navegado levemente. A literatura eletrónica, portanto, permite que as ambições do romance maximalista estendam o romance tentacular em novas direções.</p>2023-09-01T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/247Modelos Computacionais para Entender a Narrativa2023-09-04T10:55:16+01:00Nick Montfortnickm@nickm.comRafael Pérez y Pérezrperez@cua.uam.mx<p style="text-indent: 0in;">Descrevemos como a modelagem computacional da narrativa serve como um método de investigação e ajuda a aprofundar a compreensão humanística neste domínio. O nosso foco está em nossos próprios sistemas, MEXICA e Curveship. Cada um desses dois sistemas narrativos computacionais é uma representação funcional de aspectos dos processos humanos de escrita criativa ou narrativa e pode ser usado para explorar esses processos e aprender mais sobre eles. Descrevemos algumas visões específicas obtidas sobre a conexão entre relacionamentos emocionais e conflitos dos personagens, colaboração entre escritores, elementos da teoria narrativa, expressões de surpresa e como as expressões de referência são importantes para o estilo literário. Concluímos considerando como os modelos de história e narrativa não são iguais aos large language models (LLMs) e não devemos esperar que nenhum tipo de sistema faça o trabalho do outro.</p>2023-09-01T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/260Um Retrato do Artista como uma Tecnologia Emergente2023-09-04T10:59:13+01:00Davin Heckmandavinheckman@gmail.com<p>Este artigo trata do nascimento de um autor. É sobre o terreno contestado da autoridade, não como um debate entre leitores humanos e escritores engajados no debate filosófico sobre a relação entre indivíduos e suas respectivas sociedades, mas sobre o próprio término do debate filosófico entre indivíduos como o terreno da cultura em uma época de inteligência artificial. Tecendo uma história do sujeito nas ciências sociais e chegando ao ponto final da relação cibernética entre vigilância e inteligência da máquina, este artigo postula que o humano se torna um texto e o aparato maquínico seu leitor e escritor. Em outras palavras, este artigo é sobre ler e escrever após o surgimento da Inteligência Artificial e suas implicações para nossa compreensão da pessoa humana, ou antropologia.</p>2023-09-01T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/298Vencedores do New Media Writing Prize 2022: “Anonymous Animal”, “Future is Uncertain, Memory is Real” e “Penrose Station”2023-09-04T09:57:35+01:00Tegan Pyketeganrp@gmail.com2023-09-01T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c)