A peça Canto do Papão Lusitano de Peter Weiss, também chamada de Fantoche ou Espantalho ... - Reencenações em Portugal 1971/1974/2017

  • Cláudia Madeira Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Instituto de Comunicação da NOVA - ICNOVA Instituto de História de Arte - IHA/NOVA e Centro de Estudos de Teatro -CET/FLUL
  • Carlos Pessoa Instituto Politécnico de Lisboa, Escola superior de teatro e Cinema Teatro da Garagem
  • Manuel Silva Pereira Instituto Universitário de Lisboa Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE - IUL

Resumo

A peça O Canto do Papão Lusitano, de Peter Weiss, estreou em 26 de Janeiro de 1967 no Scala-Teatern, em Estocolmo, tendo posteriormente sido representada mais de 50 vezes em todo o mundo, sendo exemplo de uma dramaturgia do exílio e da resistência anticolonialismo e antifascismo. Neste artigo analisam-se algumas reencenações que acontecerem em Portugal no período pré e pós revolucionário, respectivamente 1971 e 1974 e, mais recentemente, em 2017.

 

Canto do Papão Lusitano; Peter Weiss; teatro-documental; colonialismo português; exílio e resistência

Biografias Autor

Cláudia Madeira, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Instituto de Comunicação da NOVA - ICNOVA Instituto de História de Arte - IHA/NOVA e Centro de Estudos de Teatro -CET/FLUL

Cláudia Madeira é Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, leccionando na licenciatura e nos mestrados de Artes Cénicas e Ciências da Comunicação - vertente Comunicação e Artes. É investigadora integrada no Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) e colaboradora do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sendo co-responsável nos dois centros pelo cluster Performance arte & performatividades nas artes. Colabora ainda no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa como investigadora do projecto PERPHOTO – Dramaturgias do olhar : Cruzamentos entre Fotografia e Teatro no contexto português e Internacional.

Realizou o pós-doutoramento intitulado Arte Social. Arte Performativa? (2009-2012) e o doutoramento em Sociologia sobre Hibridismo nas Artes Performativas em Portugal (2007) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no qual desenvolveu um capítulo denominado Plataforma Oculta em torno da História da Arte da Performance Portuguesa. É autora dos livros Híbrido. Do Mito ao Paradigma Invasor? (Mundos Sociais, 2010) e Novos

Notáveis: Os Programadores Culturais (Celta, 2002). Escreveu vários artigos sobre novas formas de hibridismo, performance e performatividade nas artes.

 

Carlos Pessoa, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola superior de teatro e Cinema Teatro da Garagem

Carlos Pessoa é Docente em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Tem o título de Especialista em Teatro – Encenação, atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa. É cofundador e Diretor Artístico do Teatro da Garagem. Desde 1989, foi o autor e encenador da quase totalidade dos mais de 90 espetáculos que a companhia apresentou, tendo diversas peças publicadas. Recebeu pelo seu trabalho de encenador vários prémios. Encenou a peça Canto do Papão Lusitano de Peter Weiss, em 2017.

 

Manuel Silva Pereira, Instituto Universitário de Lisboa Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE - IUL

Manuel Silva Pereira é Doutorado em Ciências da Comunicação pelo Instituto Universitário de Lisboa - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL, 2018); Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (ISCTE-IUL, 2013); Licenciado em Direito (Faculdade de Direito de Lisboa, 1973) ; Jornalista. Diplomata. Investigador.

 

Publicado
2019-07-19
Como Citar
Madeira, C., Pessoa, C., & Silva Pereira, M. (2019). A peça Canto do Papão Lusitano de Peter Weiss, também chamada de Fantoche ou Espantalho . - Reencenações em Portugal 1971/1974/2017. Revista De Comunicação E Linguagens, (50). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/99