A Recepção Portuguesa do Drama Gesang vom Lusitanischen Popanz de Peter Weiss Antes e depois do 25 de Abril de 1974

  • Maria Manuela Delille Universidade de Coimbra

Resumo

O presente artigo traça uma breve história da recepção portuguesa fortemente politizada  do drama Gesang vom Lusitanischen Popanz  do escritor alemão  Peter Weiss, destacando: a reacção hostil da imprensa salazarista da época perante a estreia da peça na capital da Suécia em 1967; a total interdição, exercida pela Censura, de qualquer encenação e representação pública do drama em Portugal; a encenação e os espectáculos apresentados, com grande custo, pelo Teatro Português de Paris, dirigido por Benjamim Marques, em 1969, em França (Paris e arredores), e, no imediato pós-25 de Abril, em França, em Lisboa, e numa extensa tournée por todo o país subsidiada pela INATEL; as representações, a partir de Setembro de 1974, do Conjunto Cénico Caldense, em várias vilas e aldeias do país, e apenas duas em Lisboa no mês de Dezembro, não isentas de algumas dificuldades.

 

recepção; teatro; imprensa; regime salazarista /25 de Abril

Biografia Autor

Maria Manuela Delille, Universidade de Coimbra

Maria Manuela Delille é Professora catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde regeu cursos de licenciatura e de mestrado sobre Literatura Alemã, Inglesa e Literatura Comparada, tendo fundado e coordenado cientificamente o Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos (1994-2006), no âmbito do qual criou e dirigiu a Colecção Minerva /CIEG (19 vols.) e a série cadernos do cieg (33 vols.). Foi coordenadora científico-pedagógica dos Grupos de Estudos Germanísticos das Universidades do Porto (1982-1987) e de Aveiro (1988-1993) e orientou quatro dezenas de dissertações de doutoramento e de mestrado nas Faculdades de Letras de Coimbra, Porto e Aveiro. No âmbito dos seus principais projectos de investigação − Estudos de Recepção e de Hermenêutica Intercultural − , é autora de livros e ensaios pioneiros sobre a recepção portuguesa de autores de língua alemã, entre os quais se contam Goethe, Schiller, Heinrich Heine, Kafka, Bertolt Brecht e Peter Weiss, e publicou como coordenadora e co-autora vários volumes de estudos dedicados às relações culturais luso-alemãs. Em 2004, o Serviço de Intercâmbio Académico Alemão (DAAD) atribuiu-lhe o Jakob- und Wilhelm-Grimm- Preis, e em 2008 a Universidade do Porto distinguiu-a com o grau de Doutor honoris causa.

Publicado
2019-07-19
Como Citar
Delille, M. M. (2019). A Recepção Portuguesa do Drama Gesang vom Lusitanischen Popanz de Peter Weiss Antes e depois do 25 de Abril de 1974. Revista De Comunicação E Linguagens, (50). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/97