Fantasmas à deriva: travessias da escravidão rumo ao Brasil contemporâneo

Resumo

Neste ensaio sobre a imagem, pretendo articular deter- minada noção de fantasma com certa concepção sobre a imagem para pensar sobre retornos ou ressurgências, no Brasil contemporâneo, de ideias e práticas remanes- centes dos tempos em que o tráfico negreiro esteve ati- vo no país e no mundo. Mais especificamente, analisarei imagens e discursos que apontem para permanências e abriguem vestígios da escravidão no Brasil atual. Para tal, parto da gravura Navio Negreiro, de Johann Moritz Rugen- das (1803-1858), possivelmente uma das representações mais difundidas das embarcações que cruzaram o Atlân- tico, entre os séculos XVI e XIX, levando africanos para serem escravizados nas Américas. O objetivo é observar como fantasmas da escravidão assombram a sociedade brasileira a partir da análise desta e de outras imagens, de formações discursivas e letras de canções da música po- pular brasileira. Para Trouillot (1995), a escravidão é a um só tempo passado e presença viva. Um passado que retor- na ao presente não como cópia, mas como repetição e di- ferença. Fantasmas, por sua vez, podem ser entendidos como as assombrações que nos lembram que o que pa- rece ter sido pacificado, resolvido, aquilo que parece en- cerrado em outro tempo, está vivo e seus retornos muitas vezes se dão de maneira intangível (Pile 2005, Gordon 2008). Com isto em mente, pergunto: em que imagens ou discursos dos nossos dias a gravura de Rugendas pode- rá persistir? Que rastros, mais ou menos tangíveis, os na- vios negreiros do século XIX terão deixado no presente? Travessias | fantasma | escravidão | imagem | Brasil

Biografia Autor

Luciana Martinez, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Doutoranda do Programa de Doutoramento em Pós-Colonialismo e Cidadania Global,
do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Nos últimos anos, tem pesquisado sobre memória do colonialismo português

em Portugal e no Brasil atuais a partir da análise de objetos culturais.

Publicado
2020-12-04
Como Citar
Martinez, L. (2020). Fantasmas à deriva: travessias da escravidão rumo ao Brasil contemporâneo. Revista De Comunicação E Linguagens, (53). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/9