“O Fantasma é o futuro do homem” — da espectralidade das imagens no cinema de Kiyoshi Kurosawa: KAIRO (2001)

  • Fernando Guerreiro Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Comparatistas

Resumo

O cinema de Kiyoshi Kurosawa, desde sempre, e sobre- tudo nos seus últimos filmes, coloca a questão do “fim da humanidade”, questão que se desdobra noutra, a do fim do próprio cinema na era da passagem do analógico ao digital, o que introduz um 2.o grau da problematização da noção do “fantasma” e se traduz numa concepção espec- tral do cinema. Kairo (2001), nomeadamente devido às relações que aí se estabelecem entre os diferentes media e ao constante efeito de “fagocitação” e “mutação” do real (do analógico) pelo virtual (a pixelização flou dos corpos nas imagens), faz não só o ponto da guerra das imagens em que hoje é dado o cinema, como levanta a hipótese, mais ousada, do “fantasma” como devir do “homem”. Desaparição | fantasma | internet | plano | Kairo

Biografia Autor

Fernando Guerreiro, Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Comparatistas

Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Director do Centro de Estudos de Teatro da mesma instituição. Para lá de artigos sobre literatura e cultura francesas dos séculos XVII a XIX (do Classicismo às Luzes e ao Romantismo), tem escrito sobre a problemática da Representação na pintura, na fotografia e no cinema (nomeadamente as relações entre Fernando Pessoa, o grupo de Orpheu e o cinema). Publicou, entre outros, os livros de ensaios Monstros Felizes — La Fontaine, Diderot, Sade, Marat (2000), O Caminho da Montanha (2001), O Canto de Mársias — por uma poética do sacrifício (2001), Italian Shoes (2005), Teoria do Fantasma (2011) e Cinema EL DORADO — Cinema e Modernidade (2015).

Publicado
2020-12-04
Como Citar
Guerreiro, F. (2020). “O Fantasma é o futuro do homem” — da espectralidade das imagens no cinema de Kiyoshi Kurosawa: KAIRO (2001). Revista De Comunicação E Linguagens, (53). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/6