Teatro de um Homem (L)ido: Metaficção Crítica e Teatral 1954-2005, Lisboa, Dom Quixote/ SPA, 2006, de Ernesto de Melo e Castro

  • Cláudia Madeira Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Instituto de Comunicação da NOVA - ICNOVA Instituto de História de Arte - IHA/NOVA e Centro de Estudos de Teatro - CET/FLUL

Resumo

O livro “Teatro de um Homem (L)ido ...” apresenta a singularidade de nos dar a ler peças de teatro de Ernesto de Melo e Castro (1932 -), escritor nunca conhecido como dramaturgo e cuja obra teatral nunca foi levada à cena no período histórico da sua criação, devido à censura aos espetáculos existente durante o regime do Estado Novo em Portugal.

 

Teatro de um Homem (L)ido: Metaficção Crítica e Teatral

Biografia Autor

Cláudia Madeira, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Instituto de Comunicação da NOVA - ICNOVA Instituto de História de Arte - IHA/NOVA e Centro de Estudos de Teatro - CET/FLUL

Cláudia Madeira é Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, leccionando na licenciatura e nos mestrados de Artes Cénicas e Ciências da Comunicação - vertente Comunicação e Artes. É investigadora integrada no Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) e colaboradora do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sendo co-responsável nos dois centros pelo cluster Performance arte & performatividades nas artes. Colabora ainda no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa como investigadora do projecto PERPHOTO – Dramaturgias do olhar : Cruzamentos entre Fotografia e Teatro no contexto português e Internacional.

 

Realizou o pós-doutoramento intituladoArte Social. Arte Performativa?(2009-2012) e o doutoramento em Sociologia sobre Hibridismo nas Artes Performativas em Portugal (2007) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no qual desenvolveu um capítulo denominado Plataforma Oculta em torno da História da Arte da Performance Portuguesa. É autora dos livros Híbrido. Do Mito ao Paradigma Invasor? (Mundos Sociais, 2010) e Novos Notáveis: Os Programadores Culturais (Celta, 2002). Escreveu vários artigos sobre novas formas de hibridismo, performance e performatividade nas artes.

Publicado
2019-07-19
Como Citar
Madeira, C. (2019). Teatro de um Homem (L)ido: Metaficção Crítica e Teatral 1954-2005, Lisboa, Dom Quixote/ SPA, 2006, de Ernesto de Melo e Castro. Revista De Comunicação E Linguagens, (50). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/56

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)