Galileo Galilei. Das Theater und die Pest: a encenação de Frank Castorf na temporada 2019 do Berliner Ensemble

  • Claudio Castro-Filho Universidade de Coimbra

Resumo

Dois dos pilares do teatro europeu no século XX, Bertold Brecht e Antonin Artaud, algumas vezes têm sido compreendidos pela histografia do teatro como fundadores de correntes estéticas diametralmente opostas. Por um lado, a racionalidade dialética e a reivindicação política que se associam ao teatro de Brecht serviram como base teórica para fenómenos criativos como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal, o Teatro Fronteiriço de José Sanchis Sinisterra ou para a paródia política hoje em dia tão presente na dramaturgia de Tiago Rodrigues.

 

Galileo Galilei. Das Theater und die Pest

Biografia Autor

Claudio Castro-Filho, Universidade de Coimbra

Claudio Castro-Filho é investigador integrado no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e, atualmente, dedica-se à investigação de pós- doutoramento em estudos literários (com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia). É doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), instituição onde se licenciou em História da Arte (2005) e onde lecionou Estética e Teoria da Arte entre 2007 e 2012. É autor de O Trágico no Teatro de Federico García Lorca (Porto Alegre, 2009) e tradutor de Assim que passarem cinco anos, de Federico García Lorca (Coimbra, 2014). Além da variada atividade científica nos âmbitos da estética teatral e dos estudos literários, dedica-se, também, à encenação e à dramaturgia.

Publicado
2019-07-19
Como Citar
Castro-Filho, C. (2019). Galileo Galilei. Das Theater und die Pest: a encenação de Frank Castorf na temporada 2019 do Berliner Ensemble. Revista De Comunicação E Linguagens, (50). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/55