Liberdade, censura e instrumentalização da arte: um olhar sobre o Manifesto da FIARI à luz do trabalho teatral de Bertolt Brecht

  • Mariana Mayor Universidade de São Paulo/ Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Cénicas Doutoranda, Atriz e Produtora

Resumo

O artigo pretende refletir sobre a ideia de liberdade de criação e produção artística em contextos totalitários e as relações entre engajamento social e instrumentalização da arte a partir do “Manifesto por uma Arte Revolucionária e Independente”, escrito por Leon Trotsky e André Breton, em 1938, e da prática teatral de Bertolt Brecht. O objetivo do texto é refletir sobre o Manifesto e sobre o trabalho de Brecht à procura de conexões com o nosso presente, que tem se mostrado cada vez mais afeito a ideologias autoritárias e persecutórias nessa nova fase de reconfiguração do capitalismo internacional. O texto também pretende pensar em possibilidades de atuação prática da arte e especialmente do teatro, entendendo que a sobrevivência artística frente à qualquer ameaça autoritária depende da procura de independência do artista em relação à criação e aos meios de produção. Nesse sentido, a reflexão de Walter Benjamin sobre Brecht torna-se fundamental no texto.   Manifesto FIARI; Bertolt Brecht; liberdade de criação; produção artística em contextos autoritários

Biografia Autor

Mariana Mayor, Universidade de São Paulo/ Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Cénicas Doutoranda, Atriz e Produtora

Mariana Mayor é doutoranda em Teoria e Prática do Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal, para realização de estágio de pesquisa na Universidade de Coimbra (2018-2019). Atualmente é integrante do Laboratório de Teatro e Sociedade da Universidade de São Paulo e trabalha artisticamente como atriz e produtora na cidade de São Paulo, Brasil.

Publicado
2019-07-19
Como Citar
Mayor, M. (2019). Liberdade, censura e instrumentalização da arte: um olhar sobre o Manifesto da FIARI à luz do trabalho teatral de Bertolt Brecht. Revista De Comunicação E Linguagens, (50). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/53