Ghosts beneath the surface: Remnants and revenants of Palestine in the Cinema of the Interior

Resumo

Em uma entrevista de 2003 com o Journal of Palestine Studies, o diretor Elia Sulieman evocou o espectro do fan- tasma (que aparece voltando) ao explicar a presença de Palestinos dentro de Israel em termos de Israel ser as- sombrado pelo espectro do ‘devir- Palestino’ do Árabe- -Israelense. Isso é tanto uma alusão a uma condição legal histórica de ausência presente (a Lei de Propriedade Au- sente do Knesset de 1950), mas também articula — afir- ma este artigo — uma hauntologia / ontologia emergente da imagem cinematográfica do Palestino em Israel. Este artigo argumenta que o cinema contemporâneo dos Pa- lestinos em Israel é essencialmente um cinema de fantas- mas, onde a desconexão temporal e o deslocamento es- pacial perturbam constantemente o projeto de formação da identidade nacional; desde a assombração de Jaffa na obra de Kamal Aljafari, onde “fantasmas” Palestinos são reinscritos na obra do diretor Israelense Menahem Golan, até a lacuna espectral entre Árabes e Judeus que assom- bra Ana Arabia de Amos Gitai (2013). Usando o conceito de “o espectral” de Jacques Derrida, em conjunto com a análise crítica do que Edward Said chamou al-dakhil (o interior), o artigo examina os interiores palestinos como locais assombrados. O artigo afirma que de dentro des- ses sites, remanescentes cinematográficos Palestinos tei- mosamente se recusam a ser enterrados, assombrando e agindo de volta ao Estado que tentou reprimi-los.

O Espectro | Jacques Derrida | Edward Said | binacionalis- mo | cinema palestino

Biografia Autor

Robert George White, Independent scholar

Robert G. White completed his PhD—
entitled: Beyond Partition: A Topology of al-Shatat in Post-Palestinian Cinema—at the London Graduate School, a Critical Theory doctoral programme at Kingston University, London. His research interests explore the intersection of film and philosophy. His doctoral research utilized a topological approach to examine the dual questions of partition and

the resistance of the image in contemporary Palestinian cinema. He has presented
his research at a number of international conferences, including Film-Philosophy. He is the co-editor of Spaces of Crisis and Critique: Heterotopias Beyond Foucault (Bloomsbury, 2018), for which he contributed the chapter ‘Spacing the Interior: The carceral body as heterotopia in contemporary Palestinian cinema’. His research has also been published in Film Criticism.

Publicado
2020-12-04
Como Citar
White, R. G. (2020). Ghosts beneath the surface: Remnants and revenants of Palestine in the Cinema of the Interior. Revista De Comunicação E Linguagens, (53). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/5