Merchants of Truth: The Business of News and the Fight for Facts [EPUB], Nova Iorque: Simon & Schuster, 2019, de Jill Abramson; Breaking News: The Remaking of Journalism and Why it Matters Now [EPUB], Edimburgo: Canongate (E-book), 2018, de Alan Rusbridge

  • João Miranda Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)

Resumo

A partir dos contributos de Alan Rusbridger, Stephen Ward e Jill Abramson, este texto procura discutir o espaço e papel da informação pública e dos jornalistas no funcionamento dos regimes democráticos e das suas instituições. Simultaneamente, busca localizar os desafios contemporâneos colocados à relação entre a sociedade e a informação, incidindo em fatores como a transformação do ecossistema comunicacional ou a crise do modelo de negócio da informação.

jornalismo; media; crise da informação; democracia; ética do jornalismo

Biografia Autor

João Miranda, Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)

João Miranda é docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. É autor da tese de doutoramento “O Papel dos Jornalistas na Regulação da Informação: Caraterização socioprofissional, accountability e modelos de regulação em Portugal e na Europa”.

Publicado
2019-04-27
Como Citar
Miranda, J. (2019). Merchants of Truth: The Business of News and the Fight for Facts [EPUB], Nova Iorque: Simon & Schuster, 2019, de Jill Abramson; Breaking News: The Remaking of Journalism and Why it Matters Now [EPUB], Edimburgo: Canongate (E-book), 2018, de Alan Rusbridge. Revista De Comunicação E Linguagens, (51). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/47