Mulher na esfera pública: agir comunicativo e processo deliberativo na ONG Mulheres do Brasil

  • Regina Rossetti Universidade de São Caetano do Sul
  • Paula Belini Pitondo Jornalista

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo deliberativo presente no grupo Mulheres do Brasil à luz do modelo de esfera pública habermasiano, avaliando a sua contribuição para a participação da mulher na esfera pública a partir de revisão bibliográfica sobre o tema e do estudo de caso sobre a instituição. Como resultado, espera-se que o artigo descritivo possa contribuir para que mais organizações como essa façam uso de processos deliberativos para a discussão de temas de interesse público, promovendo maior participação civil nas decisões do Estado.

esfera pública; mulher; processo deliberativo; ONG Mulheres do Brasil

Biografias Autor

Regina Rossetti, Universidade de São Caetano do Sul

Regina Rossetti é Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Caetano do Sul.

Paula Belini Pitondo , Jornalista

Paula Belini Pitondo é Jornalista e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Caetano do Sul.

Publicado
2019-04-27
Como Citar
Rossetti, R., & Belini Pitondo , P. (2019). Mulher na esfera pública: agir comunicativo e processo deliberativo na ONG Mulheres do Brasil. Revista De Comunicação E Linguagens, (51). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/43