Obsolescência e reinvenção: o caso de estudo sobre João Maria Gusmão e Pedro Paiva

  • Filippo De Tomasi Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Instituto de Comunicação da NOVA — ICNOVA
  • Maura Castanheira Grimaldi Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Instituto de Comunicação da NOVA — ICNOVA

Resumo

A presente investigação analisa algumas peças da dupla dos artistas portugueses João Maria Gusmão e Pedro Pai- va a partir dos debates relacionados com a Arqueologia dos Media e a historiografia artística, através dos concei- tos de zombie media (Hertz e Parikka 2012), obsolescên- cia (Elsaesser 2018) e reinvenção (Krauss 1999a, 1999b). Elegendo como obras fulcrais as projeções Pôr do Sol, Ca- melos no Egipto, Torneira, Quadrado branco a saltar sobre quadrado verde, Neve e Laranja Verde (2017-2018), preten- demos evidenciar de que forma esses artistas rompem com uma lógica de uso comum e normativa dos dispo- sitivos. Tendo em consideração os projetos anteriores, maioritariamente baseados na reativação de mecanis- mos obsoletos como as películas 16mm, Gusmão e Pai- va continuam a refletir sobre uma noção pré-digital da imagem. No caso das obras consideradas na presente in- vestigação, configura-se uma única instalação composta por diversos projetores de imagem fixa que, após os seus sistemas originais terem sido alterados, passam a simu- lar uma imagem animada. Essas obras referem-se a uma dimensão arqueológica dos princípios do cinema e dos primeiros dispositivos óticos, engendrando um ambiente repleto de carga imersiva e debatendo sobre a perceção e o corpo do observador em relação ao espaço expositivo. Recupera-se uma experiência de encantamento do indi- víduo mediante os grandes planos de cor, a ilusão analó- gica do movimento e a ficção temporal. Como estratégia de análise comparada, evocar-se-á outros exemplos do campo artístico, nomeadamente as produções dos artis- tas Francisco Tropa e Rosângela Rennó.

Arqueologia dos Media | Reinvenção | Obsolescência | Projetor de Diapositivos | Zombie Media

Biografias Autor

Filippo De Tomasi, Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Instituto de Comunicação da NOVA — ICNOVA

Filippo De Tomasi (Itália, 1987) é doutorando em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). É mestre em Artes Visuais na Alma Mater Studiorum — Università di Bologna (Itália). Publicou artigos em revistas de arte contemporânea, entre as quais Artribune e Senza Cornice. Tem ainda realizado trabalhos de produção de projetos artísticos e de curadoria. É membro e cofundador do Observatório Estudos Visuais e Arqueologia dos Media do Instituto de Comunicação (ICNOVA) da FCSH-UNL.

Maura Castanheira Grimaldi, Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Instituto de Comunicação da NOVA — ICNOVA

Maura Grimaldi (Brasil, 1988) é artista, doutoranda em Comunicação e Artes (FCSH-UNL) e mestre em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (Brasil). Entre as suas principais exibições e programas destacam- -se: em 2017, o PIMASP no Museu de Arte de São Paulo, a VI Bolsa Pampulha no Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte (Brasil, 2016); a residência na École Supérieure des beaux-arts em Tours (França, 2013). É membro e cofundadora do Observatório Estudos Visuais e Arqueologia dos Media do Instituto de Comunicação (ICNOVA) da FCSH-UNL.

Publicado
2020-05-23
Como Citar
De Tomasi, F., & Castanheira Grimaldi, M. (2020). Obsolescência e reinvenção: o caso de estudo sobre João Maria Gusmão e Pedro Paiva. Revista De Comunicação E Linguagens, (52). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/33
Secção
Artigos