Obsolescência e reinvenção: o caso de estudo sobre João Maria Gusmão e Pedro Paiva
Resumo
A presente investigação analisa algumas peças da dupla dos artistas portugueses João Maria Gusmão e Pedro Pai- va a partir dos debates relacionados com a Arqueologia dos Media e a historiografia artística, através dos concei- tos de zombie media (Hertz e Parikka 2012), obsolescên- cia (Elsaesser 2018) e reinvenção (Krauss 1999a, 1999b). Elegendo como obras fulcrais as projeções Pôr do Sol, Ca- melos no Egipto, Torneira, Quadrado branco a saltar sobre quadrado verde, Neve e Laranja Verde (2017-2018), preten- demos evidenciar de que forma esses artistas rompem com uma lógica de uso comum e normativa dos dispo- sitivos. Tendo em consideração os projetos anteriores, maioritariamente baseados na reativação de mecanis- mos obsoletos como as películas 16mm, Gusmão e Pai- va continuam a refletir sobre uma noção pré-digital da imagem. No caso das obras consideradas na presente in- vestigação, configura-se uma única instalação composta por diversos projetores de imagem fixa que, após os seus sistemas originais terem sido alterados, passam a simu- lar uma imagem animada. Essas obras referem-se a uma dimensão arqueológica dos princípios do cinema e dos primeiros dispositivos óticos, engendrando um ambiente repleto de carga imersiva e debatendo sobre a perceção e o corpo do observador em relação ao espaço expositivo. Recupera-se uma experiência de encantamento do indi- víduo mediante os grandes planos de cor, a ilusão analó- gica do movimento e a ficção temporal. Como estratégia de análise comparada, evocar-se-á outros exemplos do campo artístico, nomeadamente as produções dos artis- tas Francisco Tropa e Rosângela Rennó.
Arqueologia dos Media | Reinvenção | Obsolescência | Projetor de Diapositivos | Zombie Media
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