Narrativas Digitais — Teorias, Crítica(s), Resultados: Introdução

  • Rui Torres University Fernando Pessoa; ICNOVA, Portugal
  • Jill Walker Rettberg University of Bergen, Norway; Center for Digital Narrative
  • Scott Rettberg University of Bergen, Norway; Center for Digital Narrative
  • Joseph Tabbi University of Bergen, Norway; Center for Digital Narrative

Resumo

Este número da RCL aborda o modo como a compreensão de tecnologias, plataformas e algoritmos nos pode ajudar a entender as narrativas digitais emergentes na nossa sociedade em rede e globalizada. As narrativas digitais incluem histórias em jogos de computador, literatura eletrónica, realidade virtual e aumentada, chatbots, web e aplicações móveis, assim como histórias que circulam nas redes sociais ou são geradas por Inteligência Artificial.

O nosso objetivo foi motivar a análise sobre o modo como as narrativas digitais remedeiam os nossos contextos culturais, confirmando ou opondo-se às possibilidades específicas das plataformas, e como essas trocas criam oportunidades para a literacia mediática, educação e justiça social. Para isso, convidámos investigadores a submeter artigos que abordassem a interação entre a narrativa humana e os métodos computacionais, fornecendo uma estrutura triangular que incluía abordagens baseadas em Teorias, Crítica(s) e Resultados.

Os impactos da narratividade algorítmica em formas narrativas renovadas e em desenvolvimento requer estudos contextualizados e situados sobre como elas são produzidas, de que modo circulam e como são recebidas, bem como autoavaliação e crítica para explicar como as interações de autores humanos com agentes não humanos são programadas, estruturadas e comunicadas.

Publicado
2023-09-01
Como Citar
Torres, R., Rettberg, J. W., Rettberg, S., & Tabbi, J. (2023). Narrativas Digitais — Teorias, Crítica(s), Resultados: Introdução. Revista De Comunicação E Linguagens, (58), 7-11 / 12. Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/300