Uma Abordagem Enactiva da Construção de Significado nas Narrativas Digitais Interactivas
Resumo
As narrativas são essenciais para a nossa percepção do mundo. Consideradas omnipresentes em todas as ac-tividades que envolvem a representação de eventos no tempo, elas desempenham um papel crucial na produção colaborativa de significado na sociedade. Quando o potencial e as possibilidades únicas da computação como meio de contar histórias se tornam cada vez mais visíveis, as narrativas tornam-se voláteis, instáveis, dinâmicas, e imprevisíveis, permitindo aos sistemas e leitores colaborar para contar histórias em conjunto.
As Narrativas Digitais Interactivas são fundamentais na criação de eventos situados, sendo representativas dum novo modo de contar histórias e que caracteriza a nossa relação com os outros e o mundo. Representadas por dinâmicas de interacção, tornam-se processuais e performativas, divergindo em novos modos narrativos, bem como diferentes experiências do leitor. Considerando que a experiência estética das narrativas digitais interactivas consiste principalmente em observar e reflectir os resultados da interacção entre agentes, procuramos compreender como a prática da acção influencia a construção de significado por parte dos leitores.
Neste artigo, reavaliamos as propriedades emergentes das Narrativas Digitais Interactivas enquadrando a forma como a estética do comportamento tem um papel significativo neste meio personificado e orientado para a acção. Através da lente da teoria interactiva da cognição, queremos compreender como é que as Narrativas Digitais Interactivas incorporam informação e estruturam os processos de recepção, funcionando como produções semióticas complexas de significados. Para isso, estabelecemos e descrevemos uma estratégia que especifica os comportamentos que um sistema deve ter para cumprir algumas camadas de abstracção que incluem a sua superfície externa e processos internos. Contribuímos para a discussão sobre como a acção e interacção promovem novos desempenhos dos leitores e subsequentemente afectam a sua subjectividade.