Introdução: hábito, crise e novos media

  • Madalena Miranda Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Instituto de Comunicação da NOVA — ICNOVA
  • Ilo Alexandre Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Instituto de Comunicação da NOVA — ICNOVA

Resumo

Wendy Hui Kyong Chun, em Updating to Remain the Same: Habitual New Media (2016), argumenta que os media se tornam mais importantes quando parecem não ter importância—quando transitam do “novo” para o “habitual”. A autora interpreta a integração das redes sociais nos nossos hábitos como um conceito definidor do presente. Com o momento pandémico, os modos contemporâneos de existência fizeram emergir tais mediações como globalmente evidentes. As fragilidades expostas da vida real, orgânica parecem agora ser mediadas através da existência digital e da mediação tecnológica dos novos media habituais. No contexto da pandemia, “a vida no écran” torna-se o cânone da existência contemporânea. 

Este número da Revista de Comunicação e Linguagens reúne artigos, entrevistas e ensaios visuais sobre as mediações dos novos media habituais, com foco no individual ou no pequeno coletivo, que se relacionam com esta perspectiva da intimidade digital no contemporâneo.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
Miranda, M., & Alexandre, I. (2021). Introdução: hábito, crise e novos media. Revista De Comunicação E Linguagens, (55). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/156
Secção
Introdução