“Será que as estrelas falam?” Ouvindo a voz de Carolina Maria de Jesus

  • Rita Ciotta Neves Professora aposentada da Universidade Lusófona

Resumo

O texto, baseado na biografia de minha autoria Carolina Maria de Jesus - Nas Margens da Literatura (Lisboa 2020), pretende ser uma breve apresentação da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, que nasceu em Sacramento em 1914 e morreu em Parelheiros (São Paulo) em 1977. 

Carolina foi uma das primeiras vozes negras que se fez ouvir do interior das favelas, denunciando as injustiças e discriminações de classe, de raça e de género. O sucesso, fulmíneo e efémero, aconteceu em 1960, com a publicação do seu primeiro diário, Quarto de Despejo, mas a chegada da ditadura e o esquecimento dos media lançaram-na de novo no isolamento. É autora de muitas obras: diários, poemas, contos e um pequeno romance. Representante da Literatura Marginal e pioneira da posterior Literatura Periférica. Acusada de “escrever mal”, é um exemplo de como o cânone literário tradicional deve, atualmente, ser discutido e reconsiderado.


Palavras-chave: Carolina Maria de Jesus; literatura marginal brasileira; cânone literário

Publicado
2021-07-01
Como Citar
Neves, R. C. (2021). “Será que as estrelas falam?” Ouvindo a voz de Carolina Maria de Jesus . Revista De Comunicação E Linguagens, (54). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/142