Tecendo o (pós)colonialismo em Timor-Leste: o tais como objecto de memórias praticadas

  • Sandra Lourenço Factory Group, European Labour History Network

Resumo

O tais (ikat) timorense emerge de uma prática têxtil ancestral, exclusivamente feminina, que passa oralmente e por demonstração de mãe para filha, neta ou nora, firmando-se em experiências colectivas e individuais. Se a complexidade tecnológica e a diversidade estilística regional têm sido analisadas de modo aprofundado no contexto da reconstrução de Timor-Leste, ainda que de forma escassa e circunscrita, as políticas da memória inscritas no e veiculadas pelo têxtil na sua relação com a arte contemporânea e a curadoria são praticamente inexistentes. 

Como objecto de herança cultural intrínseco à história do território, e como objecto artístico, sagrado e quotidiano sujeito a diversas transformações, o tais conta muitas histórias: as pré-coloniais, as coloniais e as neocoloniais. Conta ainda histórias no feminino, materializando-se, nesse sentido, como um objecto do passado, presente e futuro. 

Como e quando foram essas histórias alteradas e sobrepostas? Que imaginários são colocados em prática? E de que forma podem resgatar um passado e relacioná-lo com o futuro? Neste artigo foco-me em duas perspectivas curatoriais que tratam de maneira distinta o tais como matéria referencial: a exposição histórica, Textiles of Timor, Island in the Woven Sea (2014-15) e a exposição contemporânea, Elastic/Borracha/Elástico (2014). Através do conceito memórias praticadas conduzidas pelo próprio tais, na primeira exposição, exponho camadas dos tempos colonial e neocolonial que dão continuidade à temática da exposição, destacando aspectos ambivalentes da memória colectiva timorense; na segunda exposição, incido em práticas contemporâneas que recentram o poder imagético e ancestral do tais, reforçando a sua contemporaneidade. Destas análises, resultam questões incontornáveis para um debate actualizado em torno das memórias dos sujeitos e objectos colonizados.

 

Palavras-chave: tais; memórias praticadas; tecedeiras; arte contemporânea; curadoria; exposições



Publicado
2021-07-01
Como Citar
Lourenço, S. (2021). Tecendo o (pós)colonialismo em Timor-Leste: o tais como objecto de memórias praticadas. Revista De Comunicação E Linguagens, (54). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/131