A representatividade da mulher negra na mídia social: o coletivo brasileiro “Pop Afro”

  • Micaela Santos Universidade da Beira Interior, Faculdades de Artes e Letras
  • Sónia Sá Universidade da Beira Interior, Faculdades de Artes e Letras, LabCom

Resumo

Este artigo é de caráter exploratório e busca, através de uma análise de conteúdo, entender se o coletivo Pop Afro, inserido no Movimento Black Money (MBM), aumenta a representatividade da mulher negra brasileira nas mídias digitais e se dissemina o empoderamento e valorização da estética e cultura negra através do afroempreendedorismo. Para tal, o texto traz um breve histórico do enegrecimento do movimento feminista no Brasil, as redes sociais como lugar de fala e resistência política e o surgimento do afroempreendedorismo como alternativa social e econômica. A partir de três hipóteses claramente definidas são estabelecidos critérios de análise que, como resultado, validam a valorização pelo coletivo da representatividade da mulher negra, do empreendedorismo negro, dentro do MBM, e promovem o enegrecimento do feminismo.

 

Palavras-chave: feminismo negro, mulher negra, afroempreendedorismo, representatividade negra, Pop Afro, Movimento Black Money



Publicado
2021-07-01
Como Citar
Santos, M., & Sá, S. (2021). A representatividade da mulher negra na mídia social: o coletivo brasileiro “Pop Afro” . Revista De Comunicação E Linguagens, (54). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/130