Educação, sexualidade e religião: (des) colonizando corpos femininos

  • Deyse Luciano de Jesus Santos UNINASSAU – Lauro de Freitas
  • Jamile dos Santos Ferreira Trindade UNINASSAU – Lauro de Freitas

Resumo

Quando falamos de corpos femininos tratamos de discussões seculares sobre relações de gênero que vêm demarcando espaços de luta e poder das mulheres na contemporaneidade. Os espaços de transição e ocupação delas, assim como as relações cotidianas que interferem em suas subjetividades têm sido um campo de estudo cada vez mais ampliado no âmbito acadêmico. No Brasil, a diversidade dos corpos pode estar simbolicamente representada a partir do pertencimento religioso e/ou étnico racial. É nesse sentido que o presente artigo tem como objetivo compreender as convicções/concepções das/os fiéis protestantes a respeito da interferência da religião na educação sexual e colonização dos corpos femininos. Ancorado na pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada com um grupo de senhoras e lideranças na igreja Assembleia de Deus, o estudo revelou que os corpos femininos não só são condicionados às diretrizes denominacionais como são colonizados ética e esteticamente a partir de padrões ocidentais.

 

Palavras-chave: educação sexual; corpo feminino; Assembleia de Deus.



Publicado
2021-06-30
Como Citar
Santos, D. L. de J., & Trindade, J. dos S. F. (2021). Educação, sexualidade e religião: (des) colonizando corpos femininos. Revista De Comunicação E Linguagens, (54). Obtido de https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/120