RCL nº. 57 | Descolonizar a visualidade: Olhares, consciências, modos de pensar e agir (Fechado)

2022-05-20

RCL: Chamada de Trabalhos | "Descolonizar a visualidade: Olhares, consciências, modos de pensar e agir"

Editores: Teresa Mendes Flores (Universidade Nova de Lisboa e ULHT), Filipa Duarte de Almeida (Universidade de Omar Bonga) e Joseph Tonda (Universidade de Omar Bonga)

Prazo de submissão: 30 de setembro

 

Este número da RCL associa-se à segunda edição da Conferência Internacional da Contra-Imagem, que se juntou à conferência final do projeto FCT Photo Impulse. A conferência decorre entre os dias 13 e 15 de julho de 2022, na Universidade Nova de Lisboa, sob o tema da descolonização do olhar, das mentes, das formas de pensamento e ação. Procuramos artigos, ensaios visuais e propostas de recensões de livros sobre práticas decoloniais da visualidade, que não se detenham, unicamente, na vasta inventariação dos processos de dominação dos regimes coloniais e suas persistências contemporâneas, mas que procurem avançar na discussão de propostas para a sua superação, no sentido de uma ecologia dos saberes, como propõe Boaventura de Sousa Santos, que aqui queremos extender a uma ecologia dos olhares e das imagens - uma ecologia da visualidade (Mirzoeff). Esse conceito inclui não apenas as imagens materiais, mas também as regras sociais sobre como olhar, o que olhar, o que ver ou não ver, a repartição do visível e do invisível enquanto expressão das formas de dominação, e também as imagens imateriais, as visões espirituais e as representações mentais que organizam os nossos saberes e os significados do mundo e suas representações.

A edição, apesar de associada à conferência, aceita propostas das comunidades académica e artística  nacionais e internacionais e não se limita aos participantes da conferência. Estes e estas, por seu lado, verão as suas propostas ser tratadas como as de qualquer autor ou autora, através do sistema de arbitragem da revista ( que é de dupla revisão cega).

Para mais informações sobre os temas deste número, por favor, consultar o website da Conferência Internacional da Contra Imagem, aqui (https://counter-image-pt.netlify.app).